top of page

Chocolates do Pará chamam a atenção do mundo


Famosa por produzir iguarias gastronômicas como pato no tucupi, maniçoba, tacacá, açaí com peixe frito, além de doces e sorvetes feitos com frutas típicas da região como açaí, cupuaçu e bacuri, a capital do Pará também vem se destacando pela produção dos chocolates artesanais.


O chocolate feito com a amêndoa produzida no município de Novo Repartimento, no sudeste do Pará, foi a estrela do prato que conquistou a segunda colocação no “Bean-To-Bar 2021-2022” do International Chocolate Awards/2021-2022, que reúne fabricantes de chocolate fino e artesanal. Também foi destaque no 26º Salão do Cacau e do Chocolate, realizado no ano passado na França.


Outro chocolate que tem conquistado não só visitantes, mas também renomados chefs de cozinha, é o produzido na Ilha do Combu, que fica a 15 minutos de barco de Belém, navegando pelo Rio Guamá. A receita é familiar e totalmente artesanal desde o manejo da árvore até a colheita.


Na Região Amazônica, o cacau, produto originário do chocolate, é uma cultura sustentável, ajuda no reflorestamento, gera emprego e renda para a população, e é atrativo para os turistas. No Pará, a Rota do Cacau envolve 11 municípios e em alguns deles, como na Ilha do Combu, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção do doce, além, é claro, de degustar o produto em várias formas, como barrinhas de chocolate enroladas na folha de cacaueiro, cacau em pó, brigadeiros e nibs de cacau.


Conheça mais no site! 🍫🤗👍


https://www.paraterraboa.com/cultura/chocolates-produzidos-no-para-chamam-atencao-do-mundo/

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page